Início » DUDU COMENTA: VÔLEI AMAZONENSE EM UMA FRIA

DUDU COMENTA: VÔLEI AMAZONENSE EM UMA FRIA

by Redação

Olá, Salve, Salve!

Por: Dudu Monteiro de Paula (by Monteiro de Paula’s)

O ano era 1964!

O competente dirigente da Federação Amazonense de Desportos Atléticos (FADA), Dr. Laercio Miranda decidiu que integraria o Amazonas ao cenário esportivo nacional.

Convocou a seleção de voleibol juvenil masculino para participar do campeonato brasileiro juvenil em São José dos Campos – São Paulo.

Para presidir a delegação: Alcimar (árbitro de vôlei). Para dirigir: Alcides (técnico do Olímpico). Convocados: Marcus Barros, Luiz Almir da Fonseca, Alfredo Monteiro Maia, Pará, Mark Clark, Romeu, Edgar e Evandro Monteiro de Paula.

Para melhor aclimatação, os treinos foram realizados de madrugada no Ginásio do SESC.

Como fazia muito frio em São José dos Campos, Edgar e outro membro da equipe, embarcaram antes ao Rio de Janeiro, para comprar um equipamento de mangas com a logo da FADA e a bandeira do Amazonas.

Equipamento comprado! Porém, uma curiosidade: no mercado carioca não existia bandeira do Amazonas, a opção foi colocar a bandeira dos Estados Unidos. Como até hoje, poucos percebem a diferença, a ideia deu certo e ninguém notou!

Outro tropeço: compraram passagens rodoviárias Rio de Janeiro\São José dos Campos. O que os “cabocos” não sabiam: o ônibus parava fora da cidade, aliás, muito FORA.

Eram mais ou menos vinte e três horas, provavelmente, ZERO GRAU. A delegação do Amazonas de Voleibol desembarcou no meio da Rodovia Anchieta, a maioria de sandália, bermuda e camiseta (imaginem a cena), afinal, eram “cabocos” acostumados ao clima tropical.

A sorte, que o vigia de um posto de gasolina ficou com dó e abriu a loja para que, como cordeiros se agasalhassem. Enquanto isso, a coordenação dos jogos foi contatada e tomou conhecimento do drama. Após intermináveis horas, a delegação chegou ao alojamento.

O sofrimento não acabou aí! O frio era desesperador: doía tudo, os dedos principalmente! Como os Irmãos Monteiro de Paula, tinham parentes em São Paulo capital, foram até lá e emprestaram muita roupa de inverno (Obrigado tia Dalva!).

Resultado: perdemos os dois primeiros jogos! Embora o terceiro jogo fosse contra São Paulo, ainda existia a possibilidade de classificação.

Porém, o ÔNIBUS não foi buscar a seleção amazonense e acreditem: perdemos por WO!

Isto sim é que é entrar em uma FRIA!

Na volta, outra aventura! Apenas como registro: oitenta por cento do grupo, GRIPADO.

Mas, esta gelada, serviu para aquecer o interesse pela modalidade, criando um “clima” de crescimento. Sendo assim, onde fosse o local (frio ou não), o Amazonas aquecia qualquer competição!

Surgimos no cenário nacional, com muitas outras Histórias e personalidades, fundamentais para o sucesso do voleibol manauense.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!