O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (14/01), em pronunciamento nas redes oficiais do Governo do Amazonas, ações frente ao recrudescimento da pandemia do Corona vírus no Estado.
Tais medidas incluíram: restrição, plano de abastecimento de oxigênio às unidades hospitalares e remoção de pacientes para hospitais de outros Estados.
As ações foram propostas durante a reunião com representantes do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento Covid – 19, composto por membros dos governos Estadual, Municipal e Federal.
O novo decreto restringiu o transporte coletivo de passageiros em rodovias e rios e suspendeu a circulação de pessoas nas ruas, em todo o Amazonas, entre às 19 e 6 horas.
“Estamos baixando um decreto suspendendo o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, exceto o transporte de cargas. Estamos decretando o fechamento das atividades de circulação de pessoas, entre 19 e 6 horas, exceto atividades e transporte de produtos essenciais à vida” disse o governador.
Com as medidas ficaram garantidos o funcionamento de farmácias, com entrega por delivery e demanda e a circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas e essenciais como: saúde, segurança pública e imprensa.
Quanto ao plano de abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares, o governador ressaltou que foram adotadas medidas para solucionar as dificuldades logísticas de abastecimento do produto.
O Governo do Amazonas iniciou também a transferência de pacientes para unidades hospitalares de cinco Estados: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além do translado desses pacientes, montou um grupo de apoio psicossocial para pacientes e familiares.
As reuniões do Comitê de Resposta Rápida vêm ocorrendo diariamente no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com os órgãos de controle, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Fonte: SECOM / Foto: DIEGO PERES – SECOM