Gratidão a você que nos acompanha em nossas iniciativas!
Vivemos há quase dois anos sob o “IMPÉRIO” da agonia, do sofrimento, das perdas, restrições e sacrifícios em virtude da pandemia da COVID-19.
Meses e dias inacabáveis, que levaram para o Oriente Eterno: pessoas próximas e desconhecidas, amigos e familiares! Mesmo diante das desventuras, estamos chegando ao fim do ano de 2021!
Em qualquer lugar do mundo, alguém do Amazonas se destaca pelo talento e competência. Os nascidos aqui ou os que escolheram viver nesta terra abençoada.
Em 2021, no esporte não foi diferente, Atletas Amazonenses se sobressaíram sobre os adversários. São tantos vencedores que: vou esquecer de destacar nomes e modalidades.
Escreverei sobre alguns campeões dos três últimos meses do ano. Antecipo as escusas e garanto: de posse da informação, divulgarei em momento ulterior.
Foi um ano fantástico nos Jogos Escolares Brasileiros. Nossos Alunos/Atletas mandaram bem demais em diversas modalidades (assunto para outro artigo).
Nos Jogos Universitários Brasileiros não foi diferente. Nossos Universitários foram muito bem em várias modalidades, destaque para: Futsal, Handebol, Natação, Karatê e Judô.
Em outras competições, a Natação destacou os Atletas Caio Arcos, Otávio Corrêa, Kathleen Manoela, Caio Sakamoto, Rayssa de Melo, Rafael Andrade e Juanita Quijano.
O Handebol feminino do Atlético Rio Negro Clube foi Vice-Campeão Brasileiro Adulto.
O Judoca Felipe Valle foi medalha de bronze no Brasileiro Sub-21, além de contarmos com Atletas em outras competições nacionais (não tenho os resultados).
O Basquete Masculino 3X3 foi Vice-Campeão Brasleiro.
Do Tênis de Mesa tenho notícia que a Rosilene Cristina foi medalhista na Surdolimpíada.
No Futebol o Hamilton continua sendo notícia na Tailândia; o Werton foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 e; a equipe Sub-18 do Sul América esteve em Portugal.
A Copa do Rios foi vencida pelo Município de Canutama e no Amazonense Feminino o 3B foi Campeão e o JC Vice.


No Wrestling, o Projeto Bom de Luta nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamim Constant, ganhou evidência com o Atleta Jonathan Sabá que sentou na cadeira do Presidente Bolsonaro. Outro vencedor da modalidade foi o Capitão da PM Tasso Alves Campeão da Copa Brasil.


Ainda nas Lutas, Ketlen Vieira e José Aldo venceram suas últimas lutas no UFC.
Acompanhamos a realização de grandes eventos em nosso Estado, dentre eles: o Estrada Shooto Brasil; o Mega Fight Champions 5.0; o Cassino Fight 7.0; o Jungle Classic Jiu Jitsu 6.0 e; o Open Extreme.
Encerramos a temporada de eventos, dia 16 de dezembro e acompanhamos o Amazon Abu Dhabi, que consagrou os Atletas: Jean Castro, Claudiane Costa, Abraham Litaiff, Maurício Conceição e Diego Borges, que faturou o Cinturão do evento e cinco mil reais.
Ao longo de 2021, as transmissões de eventos realizados em Manaus através da MSKTV e outras redes sociais foram visualizadas por mais de UM MILHÃO de pessoas em todo o mundo, exteriorizando o talento e enfatizando a qualidade dos Atletas da nossa terra.

Enfim, dois anos difíceis, mas em todo segmento e lugar, o Amazonense se destaca.
Duas certezas entremeiam nossas vidas: primeiro, como dizia Chico Xavier, isso também vai passar e; segundo, não tiraram a esperança de dias melhores e sabemos que eles virão.
Como descrito em nosso Hino: “Amazonas de Bravos que doam, sem orgulho, nem falsa nobreza. Aos que sonham, teu canto de lenda, aos que lutam, mais vida e riqueza!
Esporte é cultura, saúde e entretenimento garantido! E a ciência comprova: a Atividade Física, o Esporte, o Exercício e o Lazer mudam vidas e salvam gerações!
Um forte e fraternal abraço a todos e até o nosso próximo encontro!
Imagems: @marcelo.fotografia / Antônio Assis / Internet