Início » HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA MANDIOCA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA MANDIOCA

by Gilmar Couto

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas.

A lenda da MANDIOCA pertencente ao folclore brasileiro é de origem indígena e “explica” a origem dessa raiz nutritiva, essencial na alimentação dos índios.

Com alegria contagiante, Mani era uma indiazinha muito estimada pela tribo Tupi onde vivia. Ela era neta do cacique e a gravidez da sua mãe foi motivo de tristeza para o chefe da tribo.

Isso porque ela tinha engravidado e não era casada com um bravo guerreiro, tal como ele desejava.

O cacique obrigou a filha a dizer quem era o pai do seu filho, mas a índia dizia que não sabia como tinha ficado grávida. A desonestidade da filha desagradava muito o cacique. Até que um dia, ele teve um sonho que o aconselhava a acreditar na filha, pois ela continuava pura e dizia a verdade ao pai.

Desde então, aceitou a gravidez e ficou muito contente com a chegada da sua neta.

Certo dia, pela manhã, Mani foi encontrada morta por sua mãe. Ela simplesmente tinha morrido durante o sono e, mesmo sem vida, apresentava um semblante sorridente.

Triste com a perda, sua mãe enterrou Mani dentro da sua oca e suas lágrimas umedeciam a terra tal como se estivesse sendo regada. Dias depois, nesse mesmo local nasceu uma planta, diferente de todas as que conhecia, a qual ela passou a cuidar.

Percebendo que a terra estava ficando rachada, cavou na esperança de que pudesse desenterrar sua filha com vida. A planta não era conhecida pela aldeia.

Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de “Manioca”, a junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se MANDIOCA.

Os índios passaram a utilizar a raiz da planta para fazer farinha e uma bebida chamada cauim.

No Brasil, a mandioca possui vários nomes, dependendo de cada região: aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, mandioca-brava, entre outros.

A mandioca é um tubérculo da família das Euphorbiaceae, que se desenvolve abaixo da superfície do solo. Possui ampla capacidade de adaptação, ou seja, nasce em variadas condições de clima e solo. Segundo pesquisadores é uma planta muito antiga, cultivada e consumida antes mesmo da colonização no país.

Atualmente é considerada um dos principais alimentos básicos da população mundial. Ela é produzida em mais de 100 países, sendo os maiores produtores: NigériaTailândia, Brasil, Indonésia, Angola, Gana e República Democrática do Congo.

A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos, ficando atrás apenas do arroz e do milho.

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz), se constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. O Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada e o sexto em valor de produção.

Utilidades da Mandioca:

Bom funcionamento do intestino: “As pessoas têm o intestino preso, por não ter os movimentos peristálticos adequados e isso retarda a digestão. A mandioca por ter potássio, auxilia na contração muscular”, explica o nutricionista Carlos Cristovão.

Funções anticancerígenas: a mandioca tem vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater algumas patologias e a aumentar o sistema imunológico, agindo no combate ao câncer.

Fortalece o cabelo: por ser um alimento rico em nutrientes, auxilia no fortalecimento dos cabelos.

Benéfica para os olhos: é um alimento que contém vitamina B1, que neutraliza doenças como glaucoma e catarata. A mandioca não previne as doenças, mas não as deixa evoluir.

Alivia os sintomas da artrite: a mandioca contém um componente chamado saponina, que melhora o estado das articulações afetadas pela artrite, por que limita ou freia sua deterioração.

Previne a anemia: a mandioca possui ferro e folato, nutrientes muito importantes na prevenção de anemias.

Ação anti-inflamatória: a mandioca contém saponinos e polifenóis, o que garante esta ação.

Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele: estudos indicam que o resveratrol é capaz de retardar ou reverter os efeitos deletérios decorrente da radiação ultravioleta, sugerindo ação como filtro solar contra a radiação UV.

Reduz o colesterol: devido a quantidade de fibras que a mandioca possui, atua de forma benéfica diretamente no intestino, ajudando a diminuir a glicemia e o colesterol no sangue.

Bom para praticantes de atividades físicas: por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, fonte de vitaminas e minerais, a ingestão da mandioca é fonte de energia para antes e pós-treino.

Fonte: GOOGLE; Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras, por Karoline Figueiredo, EMBRAPA

Foto: Luis Echeverri Urrea / Shutterstock.com, Internet.

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!