Início » LUIZ PAULINO: O ANÔNIMO E PRINCIPAL INCENTIVADOR DO NASCENTE FUTEBOL BARÉ EM MANAUS

LUIZ PAULINO: O ANÔNIMO E PRINCIPAL INCENTIVADOR DO NASCENTE FUTEBOL BARÉ EM MANAUS

by Gilmar Couto

Professor e Escritor Gaspar Vieira Neto

Era o distante ano de 1907 e o Amazonas vivia um período de exuberância em sua economia devido a exportação da borracha.E,em suas horas de lazer,a população da capital Manaus encontrou nos esportes seu divertimento preferido, sendo que as atenções de todos estavam voltados para o ciclismo e o turfe,as modalidades esportivas preferidas na cidade naquele ano,cujas disputas de jóqueis e ciclistas se davam no hipódromo Prado Amazonense e no Velódromo Manáos Sport.
Porém, à sombra daqueles esportes, uma obscura modalidade trazida pelos ingleses já era disputada desde 1903 na Praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha,mas que era desconhecida pela maioria da população manauara e só era praticada pelos membros da colônia britânica: chamava-se “foot-ball”.

A PEREGRINAÇÃO E O DESEJO DO JOVEM PAULINO

Foi aí que surgiu um indivíduo determinado a tirar o jogo com os pés do limbo e o trazer ao conhecimento de todos.Luiz Paulino era um jovem de tradicional família, e um fã fervoroso das práticas esportivas. Porém passou a ser também um grande apreciador do “foot-ball”e sabia que aquele esporte já era praticado nas principais cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, e até em Belém, onde naquele ano o futebol já era o esporte preferido de todos na capital paraense.
Mas Paulino percebeu que o futebol ainda era desconhecido em Manaus e achava que só os seletos membros da colônia inglesa o disputava,sendo que os nativos desconheciam o chamado esporte bretão(com exceção dos sócios do Racing,como se verá mais adiante).
Paulino então passou a trabalhar para que o futebol ,em Manaus, saísse do ostracismo e reclamava que aquele esporte ainda vivia adormecido na capital do Amazonas.Ele passou a convidar amigos e jovens praticantes de outras modalidades esportivas,para assim dar origem a um clube de futebol.Contudo esses jovens não mostravam interesse,desanimando o jovem Paulino.
Mas,como ele mesmo afirmou depois,as suas esperanças não haviam se esvaído e continuava firme no seu propósito, sem recuar um passo sequer.
Em março de 1907,para surpresa de Luiz Paulino,surge um outro entusiasta do futebol que ficou conhecido pelas iniciais de U.V.,que também tinha o mesmo propósito e andava por Manaus em busca de praticantes para o futebol.
Luiz Paulino estava naquele dia no porto de Manaus, junto com seu colega Sérgio Ferreira,assistindo a partida do vapor “Olinda”,quando começou a comentar com seu amigo sobre seu plano de fundar um clube de futebol em Manaus com a finalidade de impulsionar e tirar do anonimato aquele gênero de esporte.
U.V. estava com colegas e ouviu o comentário e o desejo de Paulino,eles então se aproximaram do rapaz e disseram que também estavam com o mesmo desejo.Mas acabaram ficando desanimados quando Paulino afirmou que “Todos querem,mas ninguém se mexe.Assim,por ora,vejo que não vai,e fico esperando melhor oportunidade”.
Mostrando-se contrariado, Paulino despediu -se de U.V.e seguiu seu caminho.
Mas não havia esmorecido pois,dias depois,enviou uma carta à um jornal local afirmando que já estava organizando a fundação de seu esperado clube de futebol, que brevemente ia se concretizar.

PAULINO FUNDA SEU CLUBE

Enfim a persistência do abnegado esportista deu resultado pois no dia 18 de abril de 1907,às 8 da noite, na residência de número 49 da Rua 24 de Maio, era fundado por iniciativa de Luiz Paulino o SPORT CLUB FOOTBALL MANÁOS, que adotou as cores vermelho e branco e escolheu a Praça da Saudade como local de seus treinos e jogos.O próprio Paulino foi aclamado como presidente da nova sociedade esportiva.
Mas,através de uma carta enviada por um outro leitor chamado Fred ao Jornal do Commercio,Paulino descobriu que já havia em Manaus, desde 1906,um outro clube de futebol chamado Racing Club Amazonense,que ainda era obscuro e realizava seus jogos entre seus sócios(manauaras em sua maioria) na Praça Floriano Peixoto.
Essa notícia encheu de alegria a Paulino pois,além da surpresa em saber da existência de uma equipe futebolística organizada na capital do Amazonas(pois ele achava que não tinha nenhuma), agora sabia que teria um adversário pra duelar com seu time,o que de fato aconteceu, pois ele convidou o Racing a realizar os primeiros jogos com seu recém-fundado clube.
E Paulino afirmou o seguinte para o leitor Fred em outra carta:

“Não quero,de forma alguma a primazia de ser eu o primeiro a fundar um clube de futebol nesta capital não, quero apenas elevar este gênero de esporte como se deve ser,mormente quando hoje em dia é o mais elegante nas sociedades modernas”.

E respondendo ao mesmo leitor sobre o trabalho árduo que teve em divulgar o futebol na cidade,Paulino completava:

“Quem foi que veio despertar este gênero de esporte que continuava a viver adormecido nas sensações fecundas do esportismo nesta capital?Estou certo que se eu não levasse a peito o futebol nesta capital,que hoje em dia abraço apaixonadamente,fundando um clube para impulsioná -lo como em todos os estados de nosso querido Brasil,o Racing Club continuaria a viver ocultamente”.

E,poucos anos depois,o esforço de Luiz Paulino deu resultado pois em 1909 o futebol estourava em toda Manaus como a diversão preferida da sociedade local,caindo no gosto de membros de todas as classes sociais e desbancando o ciclismo e o turfe,paixão essa que perdura até os dias de hoje.
Na imagem vemos uma rara foto de Luiz Paulino,em 1908,publicada na revista “O Tiro e o Sport”.

Fontes: Jornal do Commercio, O Amazonas.

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!