O Manaus chegou até onde podia. Com atuação bem abaixo do que está acostumado a mostrar na Arena da Amazônia, foi dominado o jogo inteiro pelo Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, por 1 a 0, e saiu da Copa do Brasil. A derrota, além da desclassificação, tirou do clube amazonense um faturamento de R$ 1,4 milhão se tivesse se classificado. O gol do time da casa foi marcado logo no primeiro tempo, pelo zagueiro Lázaro, de cabeça.
Até que o time amazonense começou bem jogo. Marcando em cima e pressionando o adversário, chegou a dar a impressão que não teria dificuldade para conquistar a vitória. Mas, aos poucos, o Xavante foi tomando conta do jogo, empurrado pela torcida e pela grande atuação do apoiador Gegê. O camisa dez do Brasil mostrou logo de início que estava inspirado e queria jogo.
Por sua vez, o Manaus foi sentindo o peso da partida e se dedosganizando defensivamente. Até mesmo o zagueiro Thiago Spice, um dos pilares do time, passou a cometer erros grosseiros e comprometer a atuação da degesa. Aos 26 minutos, Gegê – o nome do jogo – cobrou falta a medida para a entrada de Lázaro, que fez o primeiro gol e deixou o Gavião do Norte inda mais desorientado. Tanto que o Xavante quase ampliou ainda no primeiro tempo. Wesley sofreu pênalti de Derlan, mas Wellington Simião cobrou para fora. No lance, Derlan fo expulso e deixou o time amazonense com dez jogadores.
No segundo tempo, o técnico Wellington Fajardo tentou dar mais ofensividade ao time, mas nada mudou. Desorganizado, o Manaus era atraído para o campo do Brasil, que partia em contra-ataques sempre perigosos. Daí em diante foi uma sequência de oportunidades perdidas pelo time da casa, enquanto o Gavião do Norte, acuado, tentava se defender da melhor maneira possível. As chances de empate eram poucas e esporádicas. Com a expulsão de Gabriel Poveda, do Brasil, o Manaus aumentou o ritmo e buscou o gol de empate que levaria a decisão para os pênaltis.
Mas nada funcionou. O Manaus volta para casa com a derrota, se a classificação e com uma série invicta perdida. Agora é pensar na Série C e na final do Campeonato Estadual.
Foto: Fernando Fkuki
Derrota em Pelotas tira a vaga do Manaus na Copa do Brasil
120