I COPA INDÍGENA DE FUTEBOL DE CAMPO EM SANTA ISABEL DO RIO NEGRO

O torneio foi organizado para representar os Povos Indígenas no esporte.

A Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMBRN), da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), com a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN), em parceria com a Prefeitura do Município de Santa Isabel do Rio Negro (PMSIRN), realizam a I Copa Indígena de Futebol de Campo nos dias 17 a 19 de junho de 2022.

Os primeiros jogos das eliminatórias foram disputados por 11 times (Chile, Atlético Sirn, Perseverança, Juventude, Peneirando Acariquara, Arrumadinho, Abianai, Vila Real, Roçado, Cartucho, Real Baniwa), com o objetivo de representar os povos indígenas no esporte.

“Esse torneio de início de eliminatórias é um evento que vai ficar para a História, pois é o primeiro torneio que foi organizado para representar os povos indígenas no esporte”, afirma Carlos Neri – Coordenador da CAIMBRN.

“O movimento indígena está tendo para representatividade no esporte e que esse seja o início de várias outras que venham a acontecer junto com a parceria da ACIMRN”, afirmou Adilson Joanico – Presidente da ACIMRN.

O evento contou com a presença do Secretário de Esporte, do Representante do Prefeito da PMSIRN, Evandro (mais conhecido como Bingola), da Secretária de Administração Nete Sanches e do Tenente Coronel Weber – Comandante do 3º. BIS do Município de Barcelos.

O Secretário de Esporte Evandro, disse que se sentiu honrado por estar apoiando este evento que é de suma importância para o Município de Santa Isabel do Rio Negro e fez os agradecimentos em nome do Excelentíssimo Prefeito José Fontes Beleza.

“Este é um evento de suma importância para o Município, que este campeonato indígena venha ser reconhecido nas mídias afora”, afirmou Evandro.

A Secretária de Administração Nete Sanches incentivou os jogadores a participarem com garra e respeito e disse que: “sentiu-se honrada em participar e apoiar este evento”.

– Possivelmente, o Campeão deste primeiro Torneio de Futebol em Santa Isabel do Rio Negro poderá representar o Município na Copa de Futebol dos Povos Indígenas do Amazonas, idealizado pelo Líder Indígena Marcos Apurinã, sob a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e observação da FIFA, com o apoio do Governo do Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI) e a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) – (Nota do Editor)

Fonte: FOIRN – Comunicação

Deixe um comentário