Gratidão a você que nos acompanha em nossas iniciativas!
Você já viu algum castelo ser construído pela torre?
É claro que não!
Toda construção inicia a partir do alicerce.
Para corroborar com a afirmação acima utilizarei a imagem da “Pirâmide de Maslow”, que retrata a hierarquia de necessidades, proposta no artigo: “A teoria da motivação humana”, pelo Psicólogo norte-americano Abraham Maslow, publicado em 1943, na revista “Psychological Review”.
A teoria define cinco categorias de necessidades humanas, a saber: fisiológicas, segurança, afeto, estima e realização pessoal. Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas do ser humano, no sentido de garantir a sobrevivência.
Para Maslow, um indivíduo só sente desejo de satisfazer necessidades do próximo estágio, mediante o saneamento das necessidades anteriores. Sendo que, a motivação para a realização destes desejos, ocorre paulatinamente.
Nos esportes e nas artes não é diferente!
Há anos cobramos gestores públicos e parlamentares, quanto a efetivação, valorização e consecução de projetos, que promovam a formação da personalidade de crianças, adolescentes e jovens, bem como, a detecção de talentos em ambos os segmentos.
Preceitos básicos são inseridos, a partir do incremento de conceitos e práticas no início da vida. Muitos destes ensinamentos, seguem o ser humano por toda a existência.
Além disso é imprescindível, o apoio, a estrutura e o fomento para a consolidação de ações realizadas por abnegados em diversos bairros de nossa cidade, que contribuem para afastar os atendidos do mundo da droga, da marginalidade, da pedofilia e da prostituição.
São Professores, Técnicos, Mestres e Voluntários, que dedicam e mobilizam suas vidas, na maioria das vezes às próprias expensas, para cuidar da biografia de outras pessoas e tentar constituir uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Pessoas (várias anônimas), que através de suas iniciativas, transformam e mudam vidas. Certamente, você que lê este artigo, deve conhecer a História de alguém, que por intercessão de uma oportunidade se tornou um cidadão útil à sociedade.
Há 23 meses vivemos uma pandemia, que tirou e continua tirando o nosso sossego. Tempos sombrios, de superação e resiliência. Com perdas sem precedentes para todos.
Dias infindáveis e com muitas variantes deste vírus que devasta o físico e o psicológico.
Em ano de eleição, vale a reflexão e o cuidado ao votar. São segundos frente a URNA.
Porém, VOTO não tem preço e sim consequências: anos de felicidade ou sofrimento.
Anos de descaso com recursos públicos, de privilégios e poder aos eleitos e seus apaniguados. E, lamentavelmente, ausência da proposição de POLÍTICAS PÚBLICAS consequentes e austeras no atendimento às necessidades da população.
Tenho reiterado, que a VARIANTE que mais deve nos preocupar é a: “POLÍTICONLADRON”. Capaz de extinguir gerações, através da CORRUPÇÃO. É nosso dever expurgar esta variante de nosso convívio.
O ESPORTE e as ARTES têm os meios e as ferramentas, para a construção de uma base forte, em prol de uma sociedade adequada, digna e equânime para todos.
Necessário é: INVESTIR em um ALICERCE concreto, para uma EDIFICAÇÃO sólida.
Esporte é cultura, saúde e entretenimento garantido! A ciência comprova: a Atividade Física, o Esporte, o Exercício e o Lazer mudam vidas e salvam gerações!
Um forte e fraternal abraço a todos e até o nosso próximo encontro!
Fonte / Edição de imagem: Internet / Yêda Couto