SUL-AMERICANO DE HANDBALL

SUL-AMERICANO DE HANDBALL

O primeiro Torneio Sul-Americano de handball foi realizado na cidade deBuenos Aires – Argentina, em novembro de 1983, no Parque Presidente Sarmiento. O Amazonas esteve presente, acompanhando a Seleção Brasileira de Handball, aconvite da Confederação Brasileira, apoiado pelo prestígio do Técnico Walmir Prado de Alencar. Na disputa do Torneio nos naipes feminino e masculino: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A Coordenação foi do Comitê Sul-Americano de Handball, instituição que coordena as atividades da modalidade no…

Leia mais

BASQUETE INTERNACIONAL: AMAZONAS X ESTADOS UNIDOS

BASQUETE INTERNACIONAL: AMAZONAS X ESTADOS UNIDOS

Ano 1975. MANAUS recebe a turnê internacional da equipe de basquete da Universidade do MISSOURI dos Estados Unidos – UNIVERSIDADE DE TULSA. Mais uma bela mexida de peça, no tabuleiro esportivo do Amazonas, efetivada pelo Doutor Roberto Gesta de Melo. Que ao ter conhecimento desta turnê, colocou novamente o Estado no foco do mundo. A Equipe Americana programou uma série de amistosos por alguns Estados brasileiros. Doutor Gesta, conseguiu colocar Manaus como a primeira parada. À época, uma equipe era praticamente, uma seleção…

Leia mais

CBDU, FISU, FAUD: NO CAMINHO DA HUMANIDADE

CBDU, FISU, FAUD: NO CAMINHO DA HUMANIDADE

Em 1930, por Decreto e a partir de uma ação política, o Presidente da República GETÚLIO VARGAS, criou a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTO UNIVERSITÁRIO (CBDU). O objetivo era unir a população através da prática esportiva intermediada pelas “cabeças pensantes” das Universidades. Até então, não existia uma Instituição mundial que unisse os Atletas universitários. Chegou a Segunda Guerra e o conflito transformou o mundo em um caldeirão de destruição e morte. Mesmo passado o tormento e o mundo voltado à paz, os…

Leia mais

NA ERA DO CRUZADO: BRASIL E JAPÃO NO TÊNIS DE MESA NO AMAZONAS

NA ERA DO CRUZADO: BRASIL E JAPÃO NO TÊNIS DE MESA NO AMAZONAS

Em agosto de 1986, Manaus recebeu a Seleção Japonesa de Tênis de Mesa. A equipe japonesa excursionava pelo Brasil, como parte do desenvolvimento da modalidade. Tanto BRASIL como JAPÃO, em um total de 35 pessoas, ficaram hospedados no ANA CÁSSIA PALACE HOTEL. Um dos hotéis mais luxuosos da época. A partida entre as seleções ocorreu no Ginásio ARISTOPHANO ANTONY. Ginásio do Atlético Rio Negro Clube e contou com quase novecentas pessoas na plateia. Momento marcante do desporto no Amazonas. Nas equipes só craques, a saber….

Leia mais

VIVALDO LIMA, VIVALDÃO, TARTARUGÃO, COLOSSO DO NORTE E ARENA DA AMAZÔNIA VIVALDO LIMA

VIVALDO LIMA, VIVALDÃO, TARTARUGÃO, COLOSSO DO NORTE E ARENA DA AMAZÔNIA VIVALDO LIMA

Uma bela História escrita nos anos sessenta. O senador e dirigente esportivo VIVALDO LIMA, consegue uma pequena verba federal e libera uma área alagada na “cidade das palhas”. Era o sonho que faltava para integrar o futebol do Amazonas, ao Brasil e ao mundo. O projeto, a pedido do Governador DANILO DE MATOS AREOSA foi feito pelo arquiteto MÁRIO PORTO. Obra premiada nacionalmente. Àquela época, um dos mais modernos do Brasil. A iluminação foi montada em quatro torres. Projetada…

Leia mais

O DIA QUE WALT DISNEY ESCALOU O ZÉ CARIOCA NA SELEÇÃO BRASILEIRA

O DIA QUE WALT DISNEY ESCALOU O ZÉ CARIOCA NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Quem não lembra de WALT DISNEY? O homem que embalou fantasias. Criador de personagens extraordinários no imaginário de todos. Um apaixonado pelo Brasil e mais exatamente: pelo “espírito alegre” do brasileiro. Tão apaixonado, que com base neste espírito, criou um de seus personagens mais alegres e divertidos: o ZÉ CARIOCA. Nos anos setenta ele acompanhou de perto a alegria do povo brasileiro na Copa do México de Futebol: a Copa do TRI! Por causa dessa…

Leia mais

UNIVERSITÁRIO, PAN-AMERICANO E OLÍMPIADAS: “A TOCHA QUE CLAREIA O CORAÇÃO”.

UNIVERSITÁRIO, PAN-AMERICANO E OLÍMPIADAS: “A TOCHA QUE CLAREIA O CORAÇÃO”.

Os anos 75 e 76, deixaram duas belas lembranças na minha vida! A primeira foi em 1975. Quando aluno de Engenharia da Universidade do Amazonas (hoje UFAM), jogando os JUAS na modalidade handebol, no Ginásio da Escola Técnica Federal do Amazonas (hoje IFAM). Durante uma partida entre Ciências Exatas e Ciências Biológicas em determinado momento no contra-ataque, me projetei para dentro da área e o goleiro de biológicas (Evandro), saiu para defender. No choque, ele caiu com os joelhos sobre minha cabeça…

Leia mais

O CARRO DE PRAÇA: O ATUAL TÁXI/APLICATIVO

O CARRO DE PRAÇA: O ATUAL TÁXI/APLICATIVO

Em conversa com o querido primo Ramayana de Paula Pereira Lima, falamos da evolução do “carro de praça” (hoje táxi ou aplicativo), quanto ao avanço social de Manaus. Quando meu tio Manuel (pai do Ramayana), necessitava de um “carro de aluguel” ia até o vizinho, Doutor Cordeiro na Rua Miranda Leão e pedia para usar o telefone. Àquela época poucos aparelhos telefônicos existiam na cidade. Normalmente, como usuário fiel solicitava um veículo para levá-lo ao trabalho, na garagem UNIÃO. Em Manaus…

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE VIDA NO PRIMEIRO LIVRO DE JIU JITSU

ORIENTAÇÃO DE VIDA NO PRIMEIRO LIVRO DE JIU JITSU

Hoje estou escrevendo o artigo número cinquenta. Portanto, um momento de reflexão. Ao revê-los, compreendo que não existe um direcionamento e sim momentos por mim vividos ou por personagens importantes na História do esporte social, que resolvi contar através de artigos. Neste artigo escolho como exemplo, um livro pequeno e simples, que remonta a implantação de uma modalidade esportiva que traduz o comportamento no cotidiano da vida em formação. Em 1997, recebi das mãos do Super Atleta REYSON GRACIE. Quando de…

Leia mais

REFORÇO NA TÉCNICA DO ESPORTE DO AMAZONAS

REFORÇO NA TÉCNICA DO ESPORTE DO AMAZONAS

O ano: 1975. O esporte do Amazonas de forma geral, alcançava boas colocações em nível nacional. Porém, faltavam alguns detalhes para chegarmos aos primeiros lugares. Roberto Gesta de Melo à época Superintendente da SEDAM (Superintendência de Desporto do Amazonas), através do Governo do Estado trouxe à Manaus, técnicos de algumas modalidades, para que colaborassem com suas expertises, vivências e técnicas na formação de Técnicos Desportivos, além de colaborar com a descoberta e aprimoramento dos Atletas do Amazonas. Para o Judô: TETSUO…

Leia mais

DEUTSCHER KEGEL KLUB: O REMO ALEMÃO NO AMAZONAS

DEUTSCHER KEGEL KLUB: O REMO ALEMÃO NO AMAZONAS

O Rio Negro continua muito cheio. Na régua do Porto de Manaus, a marca de 30 metros. Assim sendo, escreverei mais uma vez sobre o esporte das águas: o Remo. Esporte esse, que no fim do Século 19 e início do Século 20, era um dos esportes mais apreciados em Manaus. Durante os finais de semana, algumas famílias da cidade vestiam suas melhores roupas e iam ao RODWAY (Porto de Manaus), para acompanhar as competições…

Leia mais

REMO INTERNACIONAL: CAMBRIDGE X OXFORD X BRASIL

REMO INTERNACIONAL: CAMBRIDGE X OXFORD X BRASIL

Em tempos de cheia histórica no Amazonas e a superação da marca recorde de 29 metros e 97 centímetros do nível do rio, nada melhor que escrever sobre um acontecimento esportivo no nosso Rio Negro. No ano de 1997, foi repetido nas águas do Rio Negro, a mais antiga tradição da modalidade de remo no mundo: “THE BOAT RACE”. Há mais de 141 anos, desde a criação da modalidade de remo, as Universidades de CAMBRIDGE E…

Leia mais
1 2 3