O CACHORRO VOADOR

O CACHORRO VOADOR

Estevão Monteiro de Paula  – PhD em Engenharia. Professor Titular da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Era uma tarde terrível, daquelas calorentas de Manaus. Saí do trabalho para resolver um problema próximo ao centro da cidade. O tráfego era intenso e ao fazer uma curva encontrei o trânsito totalmente parado. Resoluto, resolvi aguardar com calma aquela confusão de carros. Como de praxe e por questão de segurança decidi observar o…

Leia mais

UM MUNDO MELHOR

UM MUNDO MELHOR

Estevão Monteiro de Paula  – PhD em Engenharia. Professor Titular da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. “Ponha um pouco de amor no ofício”, disse o Presidente de uma companhia, ao ler o documento elaborado por uma excelente funcionária. O texto era perfeito, obedecia a todas as normas e recomendações técnicas para uma redação comercial. No entanto, a frieza e a impessoalidade, incomodavam a política da empresa que tinha como princípio…

Leia mais

AS CARRUAGENS PASSAM E NÓS, DE BUBUIA

AS CARRUAGENS PASSAM E NÓS, DE BUBUIA

Estevão Monteiro de Paula – Professor titular da UEA, coordenador da área de Tecnologia do INCT – Madeiras da Amazônia, Universidade do Tenesse e USP São Carlos. Recentes estudos de uma empresa de consultoria multinacional conhecida e respeitada na área de engenharia estima que cerca de 2 bilhões de metros quadrados de novos edifícios serão construídos anualmente entre 2019 e 2025 [1].  Alerta ainda que as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) aumentaram quase…

Leia mais

BIOECONOMIA, O DESAFIO DA HORA

BIOECONOMIA, O DESAFIO DA HORA

Estevão Monteiro de Paula  – Professor titular da UEA, coordenador da área de Tecnologia do INCT – Madeiras da Amazônia, Universidade do Tenesse e USP São Carlos. Ao refletir sobre os rumos de desenvolvimento da Bioeconomia do Estado, vem à mente uma passagem do livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino, uma obra que sugere um olhar mais profundo que as linhas e as formas da arquitetura. Marco Polo, o coletor do rei, passava em todas…

Leia mais

DESAFIOS DA BIOECONOMIA: NA TRILHA DE BERTHA BECKER

DESAFIOS DA BIOECONOMIA: NA TRILHA DE BERTHA BECKER

Publicado por Estêvão Monteiro de Paula e Alfredo Lopes As seguintes anotações seguiram uma orientação conceitual e vivencial de uma de nossas mais atentas cientistas do desenvolvimento sustentável da Hileia. Num de seus últimos trabalhos para o aproveitamento racional de nossa biodiversidade, a pesquisadora Bertha Becker dizia ser urgente promover uma radical intervenção no setor das políticas públicas, que deve ser iniciado pela imprescindível alteração da legislação em vigor que regula o Acesso ao Patrimônio Genético, visando…

Leia mais

AMAZONAS: QUEM SABE FAZ A HORA…

AMAZONAS: QUEM SABE FAZ A HORA…

Estevão Vicente Monteiro de Paula: Engenheiro Civil. PhD. Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas, Coordenador de Tecnologia de Madeira do INCT – Madeiras da Amazônia. “O Estado do Amazonas tem todas as premissas para protagonizar uma governança econômica brasileira em âmbito mundial. A agricultura, a mineração e porque não dizer, a bioeconomia poderiam ser o carro-chefe da mudança no rumo da diversificação, adensamento e regionalização da economia”. Passados 53 anos da implantação da Zona…

Leia mais

ECONOMIA, ACADEMIA E CIDADANIA NA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES EMERGENCIAIS – PARTE 2

ECONOMIA, ACADEMIA E CIDADANIA NA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES EMERGENCIAIS – PARTE 2

Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula & Cláudio Ruy Vasconcelos Fonseca Dois grandes parceiros do Setor Produtivo, na busca da diversificação das matrizes econômicas para o Amazonas e região, sempre atentos e colaborativos, levantam neste oportuno artigo algumas das questões que envolvem o desenvolvimento sustentável, nosso modo de trabalhar há mais de meio século. Ao polemizar alguns conceitos, os autores jogam luzes para um debate construtivo e inadiável (Alfredo Lopes). O direcionamento dessas atividades para…

Leia mais

ECONOMIA, ACADEMIA E CIDADANIA NA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES EMERGENCIAIS

ECONOMIA, ACADEMIA E CIDADANIA NA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES EMERGENCIAIS

Estevão Monteiro de Paula & Cláudio Ruy Vasconcelos Fonseca “É importante que em audiências públicas sejam explicitadas as informações completas sobre o investimento e consequentes benefícios econômicos e os impactos diretos e indiretos no meio ambiente e que possam comprometer o ecossistema.  Além disso, Projetos econômicos, planos de negócios devem ter as dimensões ambientais de maneira que se estabeleça custo-benefício de atividade. Era o que gostaríamos de ponderar e submeter ao debate com os segmentos envolvidos.” Precisamos…

Leia mais

AMAZÔNIA: TEOLOGIA E SOCIOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE – PARTE II

AMAZÔNIA: TEOLOGIA E SOCIOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE – PARTE II

Estevão Monteiro de Paula & Cláudio Ruy Fonseca Esse texto é continuação de “Amazônia: Teologia e Sociologia da Sustentabilidade“ “Todavia, para se resolver uma situação tão complexa como esta que enfrenta o mundo atual, não basta que cada um seja melhor. Os indivíduos isolados podem perder a capacidade e a liberdade de vencer a lógica da razão instrumental e acabam por sucumbir a um consumismo sem ética nem sentido social e ambiental. Aos problemas sociais…

Leia mais

AMAZÔNIA: TEOLOGIA E SOCIOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE – PARTE I

AMAZÔNIA: TEOLOGIA E SOCIOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE – PARTE I

Estevão Monteiro de Paula e Cláudio Ruy Fonseca A população Amazônida, sem saber por certo os seus benefícios diretos e indiretos, sem métricas que possam indicar o cumprimento das suas expectativas, carecem de motivações plenas para participar ativamente em uma empreitada que possa, de fato, lhe trazer benefícios. Esquecem de combinar com o Russos Era um dia de 1958. Feola, grande técnico da seleção de futebol brasileira, explicava à sua seleção como vencer a mais…

Leia mais

AMAZÔNIA: CIÊNCIA E RESILIÊNCIA

AMAZÔNIA: CIÊNCIA E RESILIÊNCIA

“A rigor é preciso uma avaliação profunda no ambiente de pesquisa para estimar-se o nível de produção e estudo científico do Amazonas, a possibilidade de compartilhamento de conhecimentos e de serviços, e o estabelecimento de critérios de pesquisas necessárias à luz dos documentos/demandas produzidos pelo Estado.” Estevão Monteiro de Paula & Cláudio Ruy Vasconcelos – Onde estão eles? – Eles quem? – Os cientistas? A jovem jornalista em visita ao INPA perguntava ao Chefe do…

Leia mais

PONTO FUTURO: UTOPIAS E DISTOPIAS AMAZÔNICAS

PONTO FUTURO: UTOPIAS E DISTOPIAS AMAZÔNICAS

“Em primeiro lugar, trata-se da pressão mundial sobre a Amazônia e as possíveis consequências na vida do Amazônida e porque não dizer do Brasileiro. Em segundo, parte-se do pressuposto de que a relação do ser humano com a questão ambiental depende da percepção que o cidadão tem do seu mundo”. Estevão Monteiro de Paula & Cláudio Ruy Vasconcelos (*) Ponto Futuro Era encantador assistir a seleção brasileira de futebol até a década de 80. Na…

Leia mais
1 2