HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PRESIDENTE FIGUEIREDO – A TERRA DAS CACHOEIRAS

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PRESIDENTE FIGUEIREDO – A TERRA DAS CACHOEIRAS

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Imagine-se num lugar assim: florestas, rios, cachoeiras e cascatas, um mundo mágico que a natureza reservou para você. Esse lugar é Presidente Figueiredo, que nasceu com vocação natural para o turismo. O Município de Presidente Figueiredo foi criado em 1981. Recebeu este nome em homenagem ao primeiro Presidente da Província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1798-1861). As cachoeiras de  Presidente Figueiredo se tornaram um dos destinos mais…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: TACACÁ

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: TACACÁ

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Prato típico da Região Amazônica, o TACACÁ é muito apreciado em várias localidades do Norte do Brasil. A provável origem do tacacá é a culinária indígena. Ao que tudo indica, o prato é uma variação do “mani poi”, sopa apreciada pelos indígenas, antes da chegada dos europeus na região. O tacacá é preparado com tucupi e servido quente em cuias: com goma de mandioca, jambu (erva amazônica que provoca dormência na boca), camarão seco e temperado…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DO AÇAÍ

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DO AÇAÍ

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Seu nome vem do Tupi “fruta que chora”. Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer, a fruta nasceu em lágrimas. A polpa de açaí é famosa pelas propriedades “energizantes e rejuvenescedoras”, mas sobretudo pelo sabor delicioso. O Brasil é responsável por 85% da produção mundial de açaí, mais de 1,25…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PICO DA NEBLINA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PICO DA NEBLINA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. O Pico da Neblina, localizado no norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2.995,30 metros de altitude, segundo dados do IBGE de 2015. O nome do Pico origina-se do fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Por sua vez, o Pico dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no Município de Santa Isabel do Rio Negro,…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PIRARUCU – O PEIXE INIGUALÁVEL

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: PIRARUCU – O PEIXE INIGUALÁVEL

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. O PIRARUCU (nome científico: Arapaima gigas), é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil, que pode atingir até três metros e vinte centímetros e seu peso pode ir a 330 kg. É encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras, ligeiramente alcalinas, com temperatura que varia…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: A MAÇOMARIA NO ESTADO DO AMAZONAS

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: A MAÇOMARIA NO ESTADO DO AMAZONAS

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. A Maçonaria Primitiva ou “Pré-Maçonaria” é o período que abrange todo o conhecimento herdado, do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outros buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas  a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da Maçonaria. A origem mais…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: HIDRELÉTRICA DE BALBINA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: HIDRELÉTRICA DE BALBINA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. A Usina Hidrelétrica (UHE) de Balbina está situada no rio Uatumã, na parte nordeste do Estado do Amazonas, sob a jurisdição do município de Presidente Figueiredo. Inaugurada no final da década de 1980, Balbina é criticada por ter um alto custo e ter causado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil. Tendo cada uma das cinco unidades geradoras uma…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA IARA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA IARA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. A lenda da Iara ou da Mãe D’Água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Narra uma estória típica da região norte do país, em especial da Amazônia, já que foi desenvolvida por povos indígenas. A história de uma sereia que sai todas as noites em busca de homens distraídos e…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA MANDIOCA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: LENDA DA MANDIOCA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. A lenda da MANDIOCA pertencente ao folclore brasileiro é de origem indígena e “explica” a origem dessa raiz nutritiva, essencial na alimentação dos índios. Com alegria contagiante, Mani era uma indiazinha muito estimada pela tribo Tupi onde vivia. Ela era neta do cacique e a gravidez da sua mãe foi motivo de tristeza para…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: UIRAPURU

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: UIRAPURU

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. A lenda conta que o UIRAPURU é símbolo de felicidade, um pássaro especial e mágico. Quem o encontra pode ter um desejo realizado. Diz a lenda, que um jovem guerreiro se apaixonou pela filha do grande cacique. Um amor proibido, pois ele não podia se aproximar dela. O jovem guerreiro pediu ao deus Tupã que o transformasse…

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: CURUPIRA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: CURUPIRA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. Mais uma lenda do folclore brasileiro. Fala de um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores. Esta lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito famosa no Norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. É bastante antiga, havendo menção a ela no século XVI….

Leia mais

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: FECANI – FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA

HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS: FECANI – FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA

Paulo Almeida Filho – Servidor Público Federal Aposentado. Mestre Instalado e Grau 32 dos Corpos Filosóficos da Grande Loja Maçônica do Amazonas. Uma das cidades mais antigas do Amazonas, Itacoatiara é um dos polos do Estado mais visitados, seja em função do turismo ou para realização de negócios. Distante 269 km de Manaus, o Município é muito conhecido pela promoção do Festival da Canção de Itacoatiara, conhecido por FECANI. Sendo, o maior festival de música…

Leia mais
1 2 3 4