Início » EM 1920, RIO NEGRO SE TORNA O PRIMEIRO CAMPEÃO AMAZONENSE DE BEISEBOL

EM 1920, RIO NEGRO SE TORNA O PRIMEIRO CAMPEÃO AMAZONENSE DE BEISEBOL

by Gilmar Couto

Professor Gaspar Vieira Neto

Após o futebol se consolidar como atividade esportiva preferida da população de Manaus, surge na cidade outros três esportes coletivos que, aos poucos, conquistaram a simpatia da juventude manauara: Eram o basquete, o vôlei e um desconhecido esporte americano chamado BEISEBOL.
Hoje, o jogo do taco é o esporte preferido em países como Estados Unidos, Cuba, República Dominicana ,Venezuela, Japão, etc.

A CHEGADA DO BEISEBOL NO BRASIL

Segundo pesquisas, o beisebol chegou ao Brasil por volta de 1890, na cidade do Rio de Janeiro, trazido por funcionários norte-americanos da empresa de energia elétrica Light, do frigorífico Amour e do consulado dos Estados Unidos.

Em 1897 se publicou, pela primeira vez, um jogo de beisebol no Rio de Janeiro e, em 1899, outro em São Paulo.

A CHEGADA DO BEISEBOL NO AMAZONAS

É após o fim do ciclo da borracha que o jogo de taco americano chega em Manaus. Em 1914, um grupo de jovens da cidade, liderados por um americano, costumavam praticá-lo em suas horas vagas. Esses jovens pretendiam disseminar e tornar o beisebol conhecido no Amazonas e, para isso, costumavam se reunir no sobrado da casa comercial Miranda Araújo, na Rua dos Remédios.
Aproveitando o clima favorável para a propagação de sua modalidade eles encomendaram vários apetrechos de beisebol como luvas, tacos e bolas de um vapor que fazia a linha Manaus-Estados Unidos.
Porém, tudo indica que o desejo deles de incentivar e divulgar o esporte entre os manauaras não foi adiante, pois as notícias sobre o beisebol local desaparecem temporariamente.

O RENASCIMENTO DO BEISEBOL EM MANAUS

Mas, em 1917, eis que o Beisebol volta a ser praticado em Manaus e começa a ganhar os noticiários. E isso se deve muito ao engenheiro americano Edward Kirk, que veio para o Amazonas assumir o cargo de gerente da empresa de bondes Manáos Tramways. Natural de Chicago, Kirk era um fã de beisebol e o esporte já era muito popular em seu país.
No dia 1 de novembro de 1917, por incentivo de Kirk, realizou-se no Campo da Floresta (pertencente ao Nacional), o primeiro treino de beisebol entre os jogadores nacionalinos, comandados por Kirk. Sendo assim, o Nacional se tornou o primeiro clube do Amazonas a praticar o ainda desconhecido jogo do taco.
Mais treinos foram então realizados no campo dos nacionalinos até se definir o seu time titular.
Porém é no dia 1 de janeiro de 1918 que se registra o primeiro jogo oficial de beisebol no Amazonas, quando o Nacional enfrentou, no seu campo, uma equipe provisória de ingleses locais chamada de “Visitors”.
Após isso, vários jovens começaram a se interessar pela novidade esportiva e passaram a praticá-la.
Em 1918, além do Nacional, outros dois clubes de Manaus passaram a praticar o beisebol : União Sportiva e Manáos Athletic. Os três clubes passaram a realizar treinos visando a disputa do primeiro campeonato da modalidade, previsto para acontecer após o fim do campeonato de futebol de 1918, inclusive, já havia até uma taça oferecida por Edward Kirk.

Mas a realização da competição foi cancelada devido a epidemia de Gripe Espanhola que assolou o mundo e chegou ao Amazonas.
Porém em 1919, surgiam também os times de Beisebol do Rio Negro e do Manáos Tramways que costumavam realizar seus jogos e treinos no Parque Amazonense, Praça Floriano Peixoto e no Bosque Municipal.

É REALIZADO, EM 1920, O PRIMEIRO CAMPEONATO AMAZONENSE DE BEISEBOL.

Já com um razoável número de times e praticantes, a empresa Manáos Tramways (com incentivo de Edward Kirk) resolve enfim realizar, em 1920, o primeiro campeonato dedicado ao beisebol no Amazonas.
Foi posta a Taça “Manáos Tramways” para o campeão e os times participantes foram os seguintes: Nacional, Rio Negro, Manáos Athletic e Manáos Tramways.

Ficou decidido que os jogos seriam nos sábados à tarde, visto que no domingo o estádio era palco para o futebol.

A DISPUTA DO CERTAME E O CAMPEÃO

O jogo de abertura aconteceu no dia 2 de outubro de 1920, no Parque Amazonense, entre os ingleses do Manáos Athletic e do Manáos Tramways. A entrada foi gratuita e o Athletic venceu por 23 x11.

O interessante foi que Kirk, Presidente do Athletic, jogou pelo time adversário.
Todavia é no dia 23 de outubro que acontece o primeiro “Rio-Nal” da história do beisebol local. O jogo aconteceu no Parque e as duas equipes estavam escaladas assim:

RIO NEGRO – Satake, Miranda, Herminio, Surimã, Francis, Enéas, Cícero Costa, Manoelzinho e Mário.

NACIONAL – Craveiro, Fernandinho, Fidoca, Nery, Juca, Silva, Rubens, Cangalhas e Agassiz.

E o Rio Negro levou a melhor, ganhando dos nacionalinos por 23 x 4. Fernandinho, do Nacional, saiu gravemente contundido de campo.
Vários dos atletas dos times de beisebol dos dois rivais, pertenciam ao time titular de futebol de seus clubes. Na equipe de beisebol do Rio Negro havia o lutador japonês Soishiro Satake, que havia chegado em Manaus em 1915, e na cidade ficou para ensinar o Jiu-Jitsu aos jovens manauaras.
Depois de vários jogos, enfim, a final foi no dia 26 de fevereiro de 1921, entre o Rio Negro e o Manáos Athletic, que estavam empatados com o mesmo número de pontos.

E o time barriga-preta sagrou-se campeão amazonense, ao derrotar os ingleses por 18 x 16.
Após isso começam a surgir em Manaus outros times de beisebol. Os clubes de futebol Luso, Amazonas, Andaraí e Ypiranga criam suas equipes de beisebol, assim como são fundados o Saudade Sport Club e o Independência (composto por alunos do Ginásio D.Pedro II), também para a prática do jogo do taco.

Essas novas equipes realizavam seus jogos na Praça da Saudade e no Campo do Luso.

A DISPUTA DOS OUTROS CAMPEONATOS

Nos anos seguintes continuaram tendo as edições do certame Baré de beisebol e que deu os seguintes campeões:

  • Em 1921 o Nacional conquistou o título ao vencer, na partida final, o Manáos Athletic por 16 x 6. O time nacionalino base era esse: Moraes, Craveiro, Levy, Fidoca, Nery, Edgar, Fernandinho, Fernandes e Garro.
    Para a imprensa da época o Rio Negro (o campeão do ano anterior), não teria repetido o título de campeão devido a ausência de Satake, o seu principal jogador.
  • Em 1922 o Rio Negro sagrava-se bi-campeão ao derrotar o Manáos Athletic, na final, por 24 x 19. O time rionegrino era esse: Francis, Miranda, Castro, Roberto, Herminio, Enéas, Baagald, Surimã e Alberto.
  • A última edição do campeonato aconteceu em 1923, quando os ingleses do Manáos Athletic se tornaram campeões. O seu time era esse: Hore, Kirk, Speeding, Brown, Forbes, Silveira, Billet, Macrae, Frier e Wand.

CONCLUSÃO

Após o campeonato de 1923,o beisebol foi perdendo o interesse da população de Manaus, não conseguindo se popularizar. Aos poucos foi sendo esquecido no Estado ficando durante muito tempo extinto e sem praticantes no Amazonas.
Uma última tentativa aconteceu em 1929, quando, por iniciativa de Kirk, seria retomado o campeonato estadual de beisebol que seria realizado ainda naquele ano. Para isso os jogadores do Nacional, Rio Negro, Manáos Athletic e Manáos Tramways pretendiam novamente disputar o certame.

Entretanto, o desejo de disputar o campeonato ficou só na promessa. Não se sabe o motivo pelo qual não foi realizado naquele ano.
Somente anos depois com a chegada de imigrantes japoneses é que ele voltou a ser introduzido em Manaus.
Hoje a maioria dos praticantes de beisebol no Amazonas são membros da colônia japonesa que, aos finais se semana, fazem seus torneios no Manaus Country Clube. Porém, com a chegada de refugiados venezuelanos em Manaus, muitos deles estão procurando o clube para também jogar.
Porém, o que muitos talvez não sabiam é que o beisebol já tem mais de 100 anos de prática no Amazonas.
A ilustração de Lucio Izel, mostra um jogador de beisebol do Rio Negro, no Parque Amazonense, prestes a rebater durante o campeonato de 1920.

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

Redes Sociais

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!