Início » FAF e clubes antecipam fim do Campeonato Amazonense de 2020

FAF e clubes antecipam fim do Campeonato Amazonense de 2020

by Redação

A alegação foi a mesma que havia determinado a paralisação da competição. Por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a Federação Amazonense de Futebol e os oito clubes que formam a primeira divisão estadual decidiram pelo cancelamento definitivo do Campeonato Amazonense de Futebol de 2020, que ao ser paralisado se encontrava em sua quarta rodada do returno.
Um detalhe, no entanto, não foi definido ainda. A decisão de antecipar o fim do campeonato aconteceu por unanimidade, mas alguns pontos ficaram divergentes. Não se sabe se o Campeonato será considerado cancelado, de forma que todos os jogos disputados sejam considerados nulos como se nunca tivessem existido, ou se será registrado como encerrado, levando em consideração as partidas disputadas.
Os oito clubes – Nacional, Manaus, Fast, São Raimundo, Princesa, Penarol, Amazonas e Iranduba – assinaram um documento considerando que não haverá mais a conclusão do Campeonato. Ou seja, os jogos restantes foram cancelados definitivamente.
Mas como ficará a competição em termos de história e classificação para as futuras competições nacionais? Isso somente será definido em outra reunião, ainda a ser marcada. Nesta nova reunião será definido se haverá um campeão, quem serão os rebaixados e quais os classificados para a Série D e Copa do Brasil. Somente o Manaus tem futuro garantido, pois já havia conquistado vaga na Série C deste ano.
Tudo indica que isso ainda vai gerar muita discussão entre os clubes. Certamente haverá quem se sentirá prejudicado, seja qual for a decisão da próxima reunião. Já se espera, alguns embates na Justiça Desportiva depois que a Confederação Brasileira de Futebol decidir como ficará o futebol brasileiro neste fim de temporada.
O fato é que na reunião desta sexta-feira na FAF, seis clubes – Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Irandua e Manaus – votaram pelo cancelamento do campeonato, enquanto outros dois – Penarol e Amazonas – queriam o encerramento da competição. Isso já demonstra que haverá disputa judicial pelas vagas nos torneios nacionais.
O diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, explicou que a decisão foi tomada para que os clubes pudessem liberar seus elencos e comissão técnica, evitando gastos desnecessários devido a ausência de jogos. E também para que todos pudessem voltar aos seus Estados de origem (muitos são de fora) para cuidar da família durante a crise.
Apenas o Manaus, que está na Série C, o Fast e o Nacional, na Série D, manterão seus elencos ainda por um tempo. Pelo menos até ter a definição da CBF quanto ao futuro das competições. Os demais, envolvidos somente no Estadual, devem encerras suas atividades imediatamente.
A discussão agora é pelas vagas de 2021. Quando o campeonato foi paralisado, o Amazonas era o líder na classificação geral com 24 pontos. Com isso estaria teoricamente garantido na Copa do Brasil e na Série D. O Penarol, terceiro colocado no geral, ficaria com a outra vaga na Série D, uma vez que o segundo colocado – o Manaus – já estaria na Série C. E pelo mesmo critério de classificação geral, Iranduba e Princesa do Solimões estariam rebaixados para a Série B do Campeonato Estadual 2021.
O torcedor amazonense agora não tem o que fazer a não ser esperar pela definição dos dirigentes e torcer para que seus times estejam nas competições nacionais. Mas torcer em casa, pois jogo em estádio tão cedo não vai acontecer.
Foto: Lissandro Windson/FAF

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!