Início » HANDEBOL AMAZONENSE É DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

HANDEBOL AMAZONENSE É DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

by Gilmar Couto

Gratidão a você que nos acompanha em todas as nossas iniciativas!

A origem do Handebol no Amazonas, remonta o final dos anos 60. Tendo como protagonista a família Monteiro de Paula.

Para iniciar a prática da modalidade, o Edgar trouxe as regras de São Paulo, o Evandro trouxe as bolas da Alemanha e com o Dudu juntaram o pessoal do basquete, do voleibol e do “futebol de salão”(como era chamado o Futsal à época) e realizaram um jogo com as medidas da quadra improvisadas na quadra descoberta do Atlético Rio Negro Clube, local onde hoje é o Ginásio Aristophano Antony.

A modalidade passou a ser praticada no Amazonas sob a responsabilidade da Federação Amazonense de Desportos Atléticos (FADA), tendo como Presidente o senhor Laercio Miranda. A partir de então, a participação do Estado em competições escolares e universitários foi incrementada.

Roberto Gesta de Melo montou a primeira Seleção Amazonense que disputou os Jogos Universitários em Fortaleza em 1972.

O time Amazonense não conhecia tão bem as regras da modalidade, tanto que, durante a partida contra a equipe de São Paulo, o técnico daquela equipe pediu para parar o jogo e disse: “pessoal, preciso informar, que Handebol não é um jogo de porrada”!

Ele prometeu que ao final da partida iria ensinar como o jogo era jogado. Assim foi feito, após uma goleada de mais de trinta gols a um.

O Atleta que fez o gol do Amazonas na partida, foi também o primeiro técnico especializado no esporte, o Professor Doutor Almir Liberato da Silva. Dando enorme contribuição para a modalidade e ao desporto do Amazonas.

O primeiro Título de Campeão Brasileiro de Handebol veio em 1976, nos Jogos Estudantis, no naipe feminino. Em 1977, conquistou o Título de vice-campeão brasileiro.

Em 1978, foi a vez do primeiro Título do Campeonato Brasileiro de Handebol adulto no naipe feminino.

O Handebol foi a última modalidade a sair da FADA. Visto que, em 1980, foi criada a Federação Amazonense de Handebol, ficando conhecida como sucessora da FADA.

Em 1987, assume a Federação o Professor Jefferson Oliveira regularizando-a e mantendo o funcionamento na mesma sede ocupada pela FADA. Por falta de documentos o prédio ocupado à época foi perdido.

No período de 96/97, o que era para ser solução se transformou em problema.

A Lei Zico (8672/93), destinava 7% do faturamento das casas de bingo às entidades que representavam as modalidades Olímpicas e Paraolímpicas. Esta destinação foi reafirmada pela Lei Pelé (9615/98).

Em vez de consolidar a arrecadação de recurso para o Handebol, trouxe muitas dívidas para a Federação Amazonense. Por conta destes problemas a mesma, enfrentou dificuldades e encerrou as atividades.

Para suprir a ausência, em 2007, foi fundada a Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM), que legalmente constituída foi filiada a Confederação Brasileira de Handebol. O Professor Jefferson Oliveira foi fundador e idealizador da LIHAM, chegando a ser Presidente da Confederação Brasileira.

A LIHAM é a atual representante do desporto em nosso Estado e realiza competições da categoria mirim a máster. O Handebol é praticado na maioria das escolas do Amazonas e continua revelando grandes talentos para o desporto e para a vida.

É importante destacar alguns nomes do Handebol Amazonense que brilharam em nível nacional e internacional: Walmir Alencar, Gadelha, Margareth, Mário “Garibaldo”, Regina, Inácio “Piolho”, Magali, Bosco, Gabriel, Socorrinha, Reginaldo “Toronto”, Ana, Nertan, Ozanildo, Kennedy, Lucídio, Paulo Alencar, Ricardo Azulay, Rommeu Zogaíb, dentre tantos outros.

Não canso de repetir: É provado, cientificamente, que a Atividade Física, o Esporte, o Exercício e o Lazer mudam vidas e salvam gerações! Que Esporte é cultura, saúde e entretenimento garantido!

Um forte e fraternal abraço a todos e até o nosso próximo encontro!

Colaboração: Jefferson Oliveira e Eduardo Monteiro de Paula

Foto: Internet

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!