Início » MARCOLINO, O POSSÍVEL INTRODUTOR DO GOL DE BICICLETA NO BRASIL: A HISTÓRIA POR TRÁS DA “HISTÓRIA OFICIAL”

MARCOLINO, O POSSÍVEL INTRODUTOR DO GOL DE BICICLETA NO BRASIL: A HISTÓRIA POR TRÁS DA “HISTÓRIA OFICIAL”

by Gilmar Couto

Antônio Carlos Meninéa – Formado em Direito pela Universidade Mackenzie/SP. Radialista Esportivo. Cobriu campeonatos Paulista e Brasileiro. Autor de 2 livros sobre futebol. Integrante do primeiro Conselho Consultivo do Museu do CRF. Membro do MEMOFUT / SP. Colaborador do Portal Museu da Pelada.

O primeiro gol de bicicleta que se tem notícia, foi do espanhol naturalizado chileno, Ramón Uzaga em 1914.

Quando pensamos em Brasil, a primeira imagem que vem na cachola é Leônidas da Silva, o Diamante Negro. Por mais que não seja oficial, ele carrega o título de introdutor do gol de bicicleta no Brasil.

Teria sido o Diamante Negro o verdadeiro pai da criança?

Figura 1 Diamante Negro em foto clássica

Após conversar com o amazonense Gaspar Vieira Neto, professor de história, pesquisador e autor de um espetacular livro com mais de 600 páginas intitulado “Memória do Esporte Bretão Caboclo – Os primórdios do futebol no Amazonas de 1903 a 1914”, confesso, fiquei com a pulga atrás da orelha.

O renomado professor afirma que a história reputada como “oficial”, pode não ser a real, já que existem profundas pesquisas feitas por três importantíssimos nomes do segmento intelectual/esportivo amazonense, que contestam a paternidade do gol de bicicleta. São eles: O jornalista Carlos Zamith, o antigo cronista esportivo Aessene, e o intelectual amazonense Almir Diniz.

Os três, que se lançaram de corpo e alma nas pesquisas e resgate histórico, entrevistando dezenas de ex-jogadores, ex-técnicos, jornalistas esportivos e torcedores, que estiveram em vários jogos nos anos 10 e 20, afirmam, categoricamente, que o primeiro executor das jogadas de bicicleta, bem como autor do primeiro gol desse novo estilo em solo brasileiro, pode sim ter sido, aliás, pode não, foi, o amazonense Marcolino Lopes da Silva, o “Marcolino”.

O primeiro gol de “espanholita”, assim era chamado o gol de bicicleta naquela época em Manaus, teria ocorrido entre os anos de 1921/1923. Ainda na década de 20, Marcolino marcaria mais um de bicicleta. Ou seja, antes do Diamante Negro e Petronilho de Brito.

Figura 2. Marcolino (acervo Gaspar Vieira Neto)

O cronista Aessene, foi testemunha ocular do futebol manauara nas décadas de 1910 e 1920, presenciando Marcolino executar algumas vezes a “espanholita”, bicicleta em Manaus, em clara referência ao craque espanhol naturalizado chileno. Em certa ocasião assinou matéria no Jornal do Comércio, para que tal feito nunca mais fosse esquecido.

O monstro sagrado do jornalismo esportivo Carlos Zamith, colheu inúmeros depoimentos de cronistas, torcedores e colegas jornalistas, que vivenciaram esse espetacular período inicial do gol de bicicleta, sempre publicando a façanha amazonense em sua coluna “baú Velho” em jornais e livros.

O intelectual Almir Diniz, publicou em um jornal de 1953, afirmação, relatando que Marcolino, quando jogava no infantil do Nacional de 1915 a 1919, já executava com frequência a espanholita ou bicicleta.

Para colocar mais lenha na fogueira, existem várias entrevistas a jornais, do próprio Marcolino, falando sobre seus gols de espanholita, inclusive, em uma de suas entrevistas descreve como foi a execução de um deles.

Infelizmente, por ser uma novidade a tal espanholita ou bicicleta, os jornais da época, certamente, não sabiam como descrever tal gol, limitando-se a dizer: gol bonito, belo gol e outros.

Uma pena, pois se houvesse uma menção jornalística dizendo: gol de espanholita ou de bicicleta (termo que pegou nacionalmente), aí sim teríamos a “arma do crime”.

O boleiro amazonense que jogou por muitos anos, teve grande destaque pelo Nacional Futebol Clube e Seleção Amazonense, sendo um dos maiores craques nesse período futebolístico amazônico.

Se tivesse atuado nos grandes centros, Rio de Janeiro ou São Paulo e não em Manaus, que devido a sua distância e isolamento, tinha dificuldades em levar informação ao restante do país, talvez, o nome de Marcolino reverberasse em todo o território nacional como o pai da bicicleta.

Marcolino Lopes da Silva nasceu em Manaus, em 1904, no bairro dos Tocos (atual bairro de Aparecida), falecendo em Manaus, aos 93 anos, em 1998.

Essa é a história por trás da história oficial.

Afinal, quem é mesmo o pai do Gol de Bicicleta no Brasil?     

Fotos: Internet e Acervo Gaspar Vieira Neto

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!