Início » ORLANDO REBELO: MUITO MAIS QUE JOÃO SALDANHA

ORLANDO REBELO: MUITO MAIS QUE JOÃO SALDANHA

by Gilmar Couto

Antônio Carlos Meninéa – Formado em Direito pela Universidade Mackenzie/SP. Radialista Esportivo. Cobriu campeonatos Paulista e Brasileiro. Autor de 2 livros sobre futebol. Integrante do primeiro Conselho Consultivo do Museu do CRF. Membro do MEMOFUT / SP. Colaborador do Portal Museu da Pelada.

Mamãe eu quero Manaus!

Uma honra escrever e fazer parte desse time de craques do Portal Olá Salve Salve!

Esse carioca de nascimento, paulista por adoção e amazonense de coração, desembarcou em terras manauaras em abril de 1983, residindo até dezembro de 1988.

Na bagagem muitas incertezas quanto a nova vida que se descortinava. Aos poucos, fui me embriagando na cultura amazônica, culinária, tradições, futebol, Vivaldão, sua gente.

Povo alegre e amigo, que me recebeu de braços abertos. O calor ganhava só um pouquinho do Rio de Janeiro, assim, eu estava em casa.

Ainda na primeira semana, durante o almoço, assisti um programa esportivo que falava sobre o futebol amazonense e região norte. O comentarista, falava sobre futebol com eloquência, propriedade, veemência e até certo ponto polêmico.

Isso me chamou atenção e logo lembrei de João Saldanha, por quem sempre nutri profundo respeito e admiração. Passei acompanhar esse “João Saldanha” amazônico na tv e na rádio, tratava-se do monstro esportivo Orlando Rebelo.

Pesquisando, descobri que ele era canhoto, rápido, habilidoso e campeão amazonense, atuando pelo Atlético Rio Negro Clube (barriga preta). Isso nos anos 60, em pleno Maracanã Amazônico: o “Parque Amazonense”.

Após sofrer séria contusão, foi obrigado a abandonar o futebol, dando início a uma brilhante carreira nas rádios e tv.

A experiência de ex-atleta, aliado a passagem pelas rádios, tvs e equipes esportivas mais importantes do Amazonas, fizeram de Orlando Rebelo um dos mais respeitados e laureados comentaristas esportivos do Brasil.

Já morava em São Paulo, quando recebi notícia de seu falecimento em 2010. Senti a perda como se fosse um ente familiar.

Com ele iam embora parte de minhas memórias e a forte ligação esportiva que eu tinha com o Estado do Amazonas. Senti-me um pouco órfão.

Hoje tenho certeza que ele representou para mim, muito mais que João Saldanha, ele foi Orlando Rebelo!

Fotos: Acervo Baú Velho

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!