Início » Parabéns Sulão pelos 88 anos de gloria e muita história no Amazonas

Parabéns Sulão pelos 88 anos de gloria e muita história no Amazonas

by Redação

No dia 1 de maio de 2020, sexta-feira, o Sul América Esporte Clube, também conhecido como “Trem da Colina”, completou 88 anos de fundação. Por vários motivos, inclusive a situação caótica da saúde no Amazonas – por causa da Covid-19 -, as comemorações foram tímidas. O clube também não tem muito o que comemorar nos últimos tempos.
Seu presidente, Luiz Monteiro da Costa, faz o que pode para manter o time em atividade. Com recursos pessoas e poucos patrocínios,
leva o clube adiante sempre sonhando com a volta dos tempos de glória. Sim, o Sulão já esteve no auge da fama. Em 1992 e 1993 conquistou o bicampeonato amazonense, com times que tinham como base jogadores formados no próprio clube.
Seu uniforme é camisa com listras verticais brancas e vermelhas, calção branco e meias brancas. Seu mascote é o Trem da Colina. Realiza as suas partidas no Estádio Roberto Simonsen (SESI) e nos Estádios Ismael Benigno, a Colina, SESI com capacidade de 5.000 lugares e Colina, 11.000 lugares. Seu campo de treinamentos é localizado no bairo da Glória, Zona Oeste da cidade, na Rua São Bento.
No início da história, porém, o Sul América era conhecido pelo nome de Serra Azul, clube amador que originou o atual Sul América. Tanto que seu primeiro uniforme foi azul e branco. Somente depois foi inserido o vermelho entre as listas originais da camisa oficial do clube.
O Serra Azul não tinha sede e nem diretoria, sendo um clube existente apenas no nome e na mente de seus criadores, que poderia a qualquer hora deixar de existir. Até que no dia 1° de Maio, contando com a maioria jogadores do Serra Azul e alguns do São Raimundo, foi fundado o Sul América.
A escolha do nome tem algumas versões. Nenhuma confirmada oficialmente. Dizem que alguns anos antes do início da Segunda Guerra Mundial por um grupo de jovens do Bairro da Glória e do São Raimundo, teve a idéia de batizar o clube com um nome pomposo, grandioso que representasse a América do Sul. Daí a idéia de chamar esse clube de Sul América foi imediatamente aprovada. E provou sua grandiosidade em 1992 e 1993, quando formou um grande time, apoiado por empresários locais, e conquistou o primeiro e único bicampeonato de sua história.
Os apoiadores de peso foram se afastando com o tempo, empurrados em outras direções pelas crises financeiras do futebol. Mas o Sulão resiste. Encravado com sua sede no bairro da Glória, resiste ao tempo e mantém a chama que motivou seus fundadores. O Trem da Colina continua veloz, rumo ao futuro e sonhando com horizontes menos sombrios para ele e para o futebol amazonense. Parabéns Sul América.

You may also like

Leave a Comment

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!