EDUCAÇÃO FÍSICA É INCLUSÃO

Por Gilmar Couto
0 comentário

Gratidão a você que nos acompanha em nossas iniciativas!

Antes de continuar a leitura faça um “desenho mental” e responda: quais profissões você considera importantes para a sociedade?

Vou arriscar um palpite, correndo até o risco de errar: poucos leitores pensaram no Profissional de Educação Física!

O papel deste profissional na sociedade ainda é relegado a segundo plano. A profissão é tratada como sendo de segunda classe por muita gente e, lamentavelmente, pela maioria dos administradores das cidades do país e do mundo.

banner

O pensamento advém da falta de conhecimento sobre a verdadeira função do Professor de Educação Física no seio da população.

Antes de continuar a falar sobre este Profissional, descreverei alguns dados sobre problemas que atingem a população mundial.

Você sabe que o Sedentarismo atinge mais de 65% da população mundial?

Você sabe que devido o Estilo de Vida Sedentário ter doenças é quase que inevitável?

Você sabe que o Sedentarismo, pode levar a Obesidade; que por sua vez, pode levar a Hipertensão e ao Diabetes; que pode deixar a pessoa Ansiosa e Deprimida; com problemas Articulares e Musculares; dentre outras doenças?

Pois é! Por este motivo destaquei acima a falta de conhecimento!

A pandemia da COVID-19, trouxe elementos e dados científicos, para consolidar a importante função do Profissional de Educação Física: os que praticam atividades físicas regulares respondem melhor aos efeitos do Corona Vírus.

Estes problemas e outros mais, são eliminados com a participação do Profissional de Educação Física, desde a educação infantil, onde todos passam OBRIGATORIAMENTE.

A Educação Física tem a perspectiva primordial da INCLUSÃO! Atender todos sem distinção!

Mas para falar em inclusão, o tema precisa ser tratado de forma ampla e sem equívocos.

A partir do descrito acima, da relevância que deve ser conferida ao Profissional de Educação Física e com o intuito de robustecer ainda mais essa afirmação, passo a discorrer sobre a Educação Física Inclusiva na Escola.

Esse entendimento, necessariamente, passa por abarcar as relações históricas recentes, onde a educação especial deixou de ser paralela e só acontecia em escolas especiais.

Atualmente é uma modalidade Educacional que perpassa todo o sistema de ensino.

O aluno da educação especial (com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação), passou a ser acompanhado pelo Professor de Educação Física, visto que está em todas as escolas.

A deficiência não pode ser vista como barreira! O Professor de Educação Física tem a capacidade de promover a interação entre o aluno sem e com deficiência.

Trabalhar a verdadeira inclusão.

As estratégias de ensino são orientadas mirando a participação ativa de todos. Para que experimentem vivências motoras, que serão incorporadas ao cotidiano de cada um.

Que busquem contribuir, inclusive, para ações de iniciação esportiva, descobrindo talentos e os encaminhando aos espaços próprios para a prática dos futuros Atletas.

Incluir alunos (com ou sem deficiência) e a sociedade em geral, nas diversas práticas corporais pertinentes ao objeto de atuação da Educação Física, que é promover: SAÚDE.

MAIS DESAFIOS: desenvolver as ações inerentes a profissão e incutir na cabeça da população que o Profissional de Educação Física é importantíssimo à sociedade!

Haja vista, trabalha a ANTES, DURANTE E DEPOIS!

Interfere diretamente na questão: SER ou NÃO SER… SAUDÁVEL!

Destaco que a Atividade Física é uma PANACEIA: o remédio para todos os males!

Enfim, o reconhecimento só acontece quando há ciência.

Que o descrito no artigo contribua para dar valor a uma atividade profissional que atua tanto na Educação, quanto na Saúde.

Não canso de repetir: Esporte é cultura, saúde e entretenimento garantido!

A ciência comprova: a Atividade Física, o Esporte, o Exercício e o Lazer mudam vidas e salvam gerações!

Um forte e fraternal abraço a todos e até o nosso próximo encontro!

Colaboração: Professor Keegan Ponce e Professora Wivianne Ferreira

Imagem: www.ibedf.com.br

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale pelo WhatsApp

Envie um E-mail

Redes Sociais

© 2022. Portal Olá! Salve Salve!